Cinema para Escolas

Um reiterado destaque do programa para a relação com a comunidade escolar, com um extenso e diverso conjunto de propostas, com sete sessões, divididas entre os auditórios da Casa das Artes, dos Agrupamentos de Escolas, do ACE – Escola de Artes de Famalicão (para alunos de Teatro), e da OFICINA - Escola Profissional do Instituto Nun'Alvares (para alunos de Audiovisuais e Multimédia), direccionadas para todos os escalões etários, incluindo propostas de animação e de documentário, sessões comentadas e uma masterclasse de Luís Azevedo. Sessões que ambicionam estender-se para lá da sala de projecção e enriquecer os currículos da escola, em diálogo com a restante programação do Close-up, sob o tema do Cinema na Cidade, mas também com um enfoque na passagem dos 75 anos do fim da 2.ª Guerra Mundial.

O Lugar que Ocupas

de Pedro Filipe Marques

Dia 12-10 15h00 (GA)
Sessão para escolas (alunos de interpretação - ACE)
(Portugal, documentário, 2016, 160 min) M/12
Com a presença de Pedro Filipe Marques

Olhamo-nos ao espelho como se a imagem fosse uma arma de defesa. De noite, escondo-me em camarins de actores para uma experiência de classe. De dia, enfrento a demolição de um velho teatro que dará lugar a um parque de estacionamento. Um guarda-chuva ergue-se num monte de areia. Ah, os Dias Felizes! O bulldozer é um dinossauro que balança o pescoço diante da bandeira da UE. Nos bastidores, espera-se público. Até quando ninguém vem. Resta-me assistir ao fim do mundo, onde todas as espécies em perigo sobem à cena. Escolhe o lugar certo pois mesmo quando o céu desaba, há-de haver sempre teatro. Uma reflexão em registo ensaístico sobre espelhos, representação, teatro e a vida que os infiltra.

Alis Ubbo

de Paulo Abreu

Dia 15-10 16h00 (AE D. Sancho I)
Sessão para escolas
(Portugal, documentário, 2018, 60 min) M/12
Com a presença de Paulo Abreu

Depois da crise, veio o turismo e a transformação da cidade de Lisboa. Alis Ubbo (“porto seguro”, em fenício), acompanha com ironia os dois últimos anos de mudança da paisagem urbana lisboeta. Um documentário com argumento e realização de Paulo Abreu ("I Don't Belong Here").

Variações

de João Maia

Dia 12-10 10h00 (GA)
Sessão para escolas (alunos do 3.º ciclo e secundário)
(Portugal, ficção, 2019, 109 min) M/12
Com a presença de João Maia

Variações retrata a vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme foca o processo de transformação na persona de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte em 1984. Variações é uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas.

A Ovelha Choné - A Quinta Contra-Ataca

de Will Becher e Richard Phelan

Dia 13-10 10h00 (GA)
Sessão para escolas (alunos do 1.º e 2.º ciclos)
A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon (Grã-Bretanha/EUA/França, animação, 2019, 86 min) M/6

É o segundo filme da ovelha mais famosa do mundo, uma produção dos estúdios Aardman. Quando uma impetuosa e adorável extraterrestre, com poderes espantosos, cai por acidente perto da quinta Mossy Bottom, Choné percebe rapidamente que é uma oportunidade para diversão e aventura com poderes alienígenas, e embarca numa missão para acompanhar a visitante intergaláctica de volta a casa, antes que uma organização sinistra a capture... Em ‘A Ovelha Choné: A Quinta-Contra-Ataca’, a mais amada ovelha de todos os tempos é levada para sítios longínquos, num salto gigantesco para o Espaço, onde viverá uma experiência épica digna de ficção científica.

Debaixo do Céu

de Nicholas Oulman

Dia 14-10 10h00 (GA)
Sessão para escolas (alunos do 3.º ciclo e secundário)
(Portugal, documentário, 2018, 75 min) M/12

Onde estão hoje os refugiados que passaram por Portugal fugidos do nazismo? Quais são as suas memórias de fuga e como chegaram ao porto de abrigo no extremo da Europa? Como viam os portugueses que os acolheram? Como partilham hoje esse legado? Eis as perguntas que "Debaixo do Céu" procura responder numa longa-metragem que traz para o presente os dramas e aventuras dos refugiados judeus da II Grande Guerra. Realizado pelo português de origem judaica Nicolas Oulman ("Alain Oulman - Com Que Voz"), este documentário dá a conhecer testemunhos contados na primeira pessoa e inúmeros documentos escritos, fotografias e imagens de arquivo dos anos 1940.

O Grande Ditador

de Charlie Chaplin

Dia 15-10 10h00 (AE de Gondifelos)
Sessão para escolas (alunos do 3.º ciclo e secundário)
The Great Dictator (EUA, ficção, 1940, 120 min) M/6
Com a presença de Elsa Mendes

Chaplin interpreta duas personagens: Adenoid Hynkel, o ditador da Tomania, e um barbeiro judeu. Uma das obras mais marcantes da carreira de Chaplin que é a mais delirante, comovente e corajosa sátira a Hitler, ao seu regime tirânico e às suas sinistras ideias políticas, que culmina com o celebérrimo discurso contra a opressão e a ditadura que entusiasmou o Mundo livre. O filme, rodado em segredo no final dos anos 30, estreou na América em 1940, em plena II Guerra Mundial, tendo sido nomeado para cinco Óscares, entre os quais o de melhor filme.

Masterclasse de

Concepção de Vídeo-Ensaios

por Luís Azevedo

Dia 16-10 10h00 (OFICINA - Escola Profissional do Instituto Nun'Alvares)
Sessão para escolas (alunos de audiovisuais e multimédia) Com a presença de Luís Azevedo

Luís Azevedo é natural de Vila Nova de Famalicão, onde estudou da primária ao secundário. Obteve uma licenciatura em Ciências da Comunicação na UTAD e em 2016 concluiu o mestrado em cinema na UBI. Fazedor de cerca de 150 vídeo-ensaios divididos entre Little White Lies, MUBI, Fandor e Sight and Sound. Alguns destes trabalhos foram exibidos em festivais portugueses e estrangeiros (Pálic e Roterdão), assim como na Cinemateca Portuguesa. Essa masterclasse realizar-se-á na OFICINA - Escola Profissional do Instituto Nun'Alvares, para alunos de audiovisuais e multimédia, onde Luis Azevedo utilizará exemplos do seu trabalho, de vários vídeo-ensaios: argumentativo, de montagem, Syde-by-syde.