Filmes-Concerto

A programação de filmes-concerto, em destaque no Close-up desde a primeira edição, integra mais duas importantes propostas de cruzamento de linguagens: o rock corpulento dos Black Bombaim e a eléctronica de Luís Fernandes na estreia de A Idade de Ouro, manifesto surrealista de Buñuel, cineasta que estará em destaque neste episodio; as novas formas do fado na voz de Cristina Branco, no cruzamento com The River, poderoso exemplar da filmografia de Frank Borzage, um dos grandes cineastas da Hollywood clássica. (VR)

Noite de Abertura Filme-Concerto por Black Bombaim e Luís Fernandes

A Idade de Ouro

de Luis Buñuel

Dia 10-10 21h45 (GA)
L'âge d'Or (França, ficção, 1930, 65 min) M/12

Buñuel e Dali provocaram uma revolução com o seu ensaio surrealista "O Cão Andaluz", um dos filmes vanguardistas mais famosos de sempre. A Idade de Ouro, primeira obra de Buñuel a solo, é o seu filme mais provocante e um verdadeiro manifesto do surrealismo no cinema. Violentamente anti-clerical, aqui se encontram todas as obsessões do futuro cinema de Buñuel. Após violentas reacções aquando da sua estreia em 1930 o filme foi proibido, só voltando às salas de cinema mais de meio século depois. Na sessão de abertura do quinto episódio do Close-up, o cruzamento do rock dos Black Bombaim e da eléctrónica de Luís Fernandes, apresenta-se em estreia o filme-concerto do incontornável filme de Luis Buñuel.

Noite de Encerramento Filme-Concerto por Cristina Branco

The River

de Frank Borzage

Dia 17-10 21h45 (GA)
The River (EUA, ficção, 1928, 55 min) M/12

The River trata-se de uma história da iniciação ao amor, entre um jovem viajante e uma mulher experiente, com uma aura de erotismo subtil e elegantes interpretações de Charles Farrell e Mary Duncan. O filme esteve perdido e foi recentemente descoberto e restaurado. Apesar de não estar completo, com todas as imagens, é exibido com a informação das cenas em falta. Mesmo com essas lacunas, é uma obra esplendorosa e reveladora do grande cineasta do cinema clássico, Frank Borzage. Cristina Branco apresentará pela segunda vez o filme-concerto The River, na sessão de encerramento do Close-up.