Doutorada em Media Digitais, foi membro do projecto Portuguese Women Directors e tem trabalhado no mundo académico estudando a indústria de Hollywood e o cinema no feminino. Fora do mundo académico, já escreveu para publicações nacionais, como o Público ou a Electra, e internacionais. Atualmente é programadora de cinema.
É Doutora em Teoria da Literatura (FLUL, 1996; 2003). Leciona desde 1996 na Universidade do Algarve, onde é Professora Associada. Integrou a equipa de fundadores da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente, de 2010 a 2014. É sócia honorária do Cineclube de Faro, cuja Direção integrou entre 1997 e 2007. Colaborou, com o Ministério da Educação e da Ciência, na criação do Plano Nacional de Cinema (2011-2012). Traduziu para língua portuguesa Buscas da Felicidade, de Stanley Cavell (Imprensa da Universidade de Lisboa, 2022).
Psiquiatra e psicoterapeuta com vasta experiência no campo do psicodrama e da terapia sistémica familiar. Ocupou cargos de relevo na área médica hospitalar, como o de diretor durante dez anos da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar São João (Porto). Foi crítico de cinema com atividade regular durante vinte e cinco anos no Jornal de Notícias, e na revista de cinema A Grande Ilusão. Exerceu ainda atividade docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e particularmente no Instituto de Saúde Pública, na Faculdade de Psicologia da Universidade Católica e no Instituto Superior de Serviço Social. Nos últimos anos promoveu na cidade do Porto os ciclos Cinema Saúde Doença com debate público de temas de saúde a partir da projeção de filmes.
É intérprete, compositor, arranjador e produtor. Licenciado em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) na área de Jazz, iniciou os seus estudos musicais com guitarra clássica aos treze anos. Frequentou a Escola de Jazz de Lisboa – “Hot Clube de Portugal” onde atualmente leciona guitarra, formação auditiva e combo. Como multi-instrumentista, Pernadas toca guitarra, piano, baixo, sintetizadores e bateria, entre outros instrumentos. Desde 2014, Bruno Pernadas lançou quatro discos e uma banda sonora original de um filme em nome próprio, reunindo vários estilos musicais, como o jazz, a pop da era espacial, a folk, a world music e a eletrónica. Os discos foram aclamados pela crítica, recebendo inúmeras críticas positivas e foram nomeados Melhor Disco do Ano em diversas revistas de música e críticas musicais portuguesas e internacionais. Gravou também com diversas bandas como co-líder e como músico acompanhante. Em meados da década de 2010, Bruno Pernadas dedicou-se intensamente à composição, criando inúmeras bandas sonoras originais para cinema, televisão, artes performativas, teatro e dança contemporânea.
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É autor de diversos materiais pedagógicos no âmbito da Educação para o Cinema. É membro fundador e editor do site cinéfilo À pala de Walsh onde escreve regularmente na área da crítica de cinema e cultura contemporânea. Tem escrito diversos artigos, em áreas como o cinema contemporâneo, educação para o cinema, filosofia do cinema e cinema português. Licenciou-se em Cinema, pela Escola Superior de Teatro e Cinema e em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Em 2017 coeditou o livro O Cinema Não Morreu: Crítica e Cinefilia À pala de Walsh.
Professora, tradutora e investigadora de literatura e cultura inglesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS - Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses). Viajante moderada com paragens prolongadas na Dinamarca, na Catalunha, na República Checa e, sobretudo, em Itália - onde deixou a alma e aonde o corpo regressa sempre que pode. Amante de paisagens meridionais, de cinema (em geral) e de filmes italianos (em particular). Escreve para o site Salão Indiano - Arquivo Periférico de Filmes.
Designer de som e compositor norte-americano, Dean Hurley adquiriu notoriedade através da parceria com o realizador David Lynch. Hurley geriu o Asymmetrical Studio de Lynch durante uma década e meia, onde colaborou intensamente com o som e a música de vários projetos cinematográficos, comerciais e álbuns musicais do cineasta. Hurley desempenhou as funções de supervisor de som e música na terceira temporada da aclamada série televisiva Twin Peaks, que Lynch realizou, contribuindo também com música original para a série. O trabalho de Hurley deambula entre a composição musical e o som atmosférico para filmes.
É Master in Arts in Filmmaking da London Film School como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É sócio-fundador da produtora de Macau Inner Harbour Films, tendo trabalhado em diversos documentários e filmes de ficção nacionais e internacionais enquanto argumentista, realizador e produtor. Leccionou, na qualidade de professor convidado, em algumas Universidades Portuguesas e no Instituto Politécnico de Macau. Em Abril de 2015 fundou a Arquipélago Filmes. Foi Co-Autor, argumentista e produtor das séries “Sul”, “Causa Própria” (co-autoria com Rui Cardoso Martins) e Matilha.
Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema, na Direção-Geral da Educação (Lisboa), desde 2014. Doutoramento em Letras - Ramo de Estudos de Cultura, Especialidade Estudos Norte-Americanos - Estudos Fílmicos (Universidade de Lisboa). Mestrado em História de Arte - Especialidade História da Arte Contemporânea (FCSH- Universidade Nova de Lisboa). Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (FLUL – Universidade de Lisboa). Trabalha na Direção-Geral da Educação (DGE) desde 2014. Atividade docente entre 1983 e 2014. Investigadora integrada no Grupo de Investigação, Media e mediações culturais (CEMRI- Universidade Aberta).
É uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música, na concretização de uma discografia eclética. Em 2010, na classe de António Rosado, concluiu o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora, onde defendeu, em 2017, a tese de doutoramento “Estudos Interpretativos sobre música portuguesa contemporânea para piano: o caso particular da música evocativa de elementos culturais portugueses” na Universidade de Évora, como bolseira da FCT. Talvez por se ter iniciado na música e no ballet em simultâneo, Joana Gama convoca para o acto de tocar piano uma particular expressividade, como se a postura e os graciosos movimentos que aprendeu na dança lhe tivessem ficado marcados no corpo.
É crítico, argumentista e realizador. A sua curta-metragem O Travelling de Capô esteve na Competição Nacional do DocLisboa em 2021. Co-escreveu e co-realizou De Mal a Pior, minissérie exibida na RTP. Escreve sobre cinema, música e literatura na newsletter Diga-se de Passagem. Foi colaborador do Ípsilon, suplemento cultural do jornal Público, e da Revista Ler. Co-fundou o site de cinema À pala de Walsh. Contribuiu para o catálogo Jorge Silva Melo - Viver Amanhã como Hoje, publicado pela Cinemateca Portuguesa, e para os livros O Cinema Não Morreu e Cinema das Palavras, que compilam textos e entrevistas do À pala de Walsh.
Doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Especialista em Artes da Imagem e Mestre em Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – Politécnico do Porto. Docente do ensino superior desde 2010, lecionando nas áreas do cinema e estudos visuais. Membro integrado do Instituto de Filosofia na Universidade do Porto – Philosophy And Public Space RG – desenvolve trabalho de investigação nos campos da filosofia, cinema e cultura pop. No cinema é autor e produtor de um corpo de trabalho heterogéneo, que vai da curta à longa-metragem, passando pela televisão e abarcando géneros como o experimental, ficção, infantil e documentário. No campo das artes e letras desenvolveu ainda diverso trabalho de programação, curadoria e coordenação editorial, tendo, entre outras atividades, dirigido o Centro Mário Cláudio durante a sua primeira década de atividade.
É Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, tendo concluído um pós-doutoramento FCT (SFRH/BPD/110741/2015) em Estudos Artísticos/História da Arte, focado na temática dos Livros de Artista. Foi CO-PI do projecto de investigação Women, arts and dicatatorship. Portugal, Brazil and Portuguese speaking African Countries (2018-2022). Foi visiting scholar na Rutgers University, E.U.A, no semestre de Outono de 2016. Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra e mestre em Estética pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa, concluiu o doutoramento pela Universidade do Minho em 2013 com tese sobre Arte e Feminismo em Portugal no contexto pós-revolução.
Viveu em Moçambique até aos doze anos. Estudou Imagem e Comunicação Audiovisual na escola António Arroio, em Lisboa. Trabalhou vários anos em França e Portugal como fotógrafa e assistente de realização. Entre 1982 e 1995 trabalhou como anotadora e assistente de realização em mais de 50 filmes portugueses e estrangeiros. É desde 2005 professora do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Lisboa. O seu trabalho como realizadora começou em 1995, explorando temas que cruzam as suas experiências históricas pessoais e questões pós-coloniais proeminentes na história recente de Portugal, como a revolução portuguesa e a guerra colonial em África. O seu trabalho prévio inclui ficção e documentário, dos quais destacamos as longas-metragens "Yvone Kane" (2015), "A Costa dos Murmúrios" (Festival de Veneza, 2004), ou o documentário "Kuxa Kanema – O Nascimento do Cinema" (FIDMarseille e Visions du Réel, 2003). A sua mais recente longa-metragem é a ficção Banzo (2025).
É Professora Associada no Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos da Universidade do Minho e investigadora integrada no Centro de Estudos Humanísticos da mesma instituição. Dedica-se ao ensino e à investigação nas áreas da literatura modernista e contemporânea, bem como dos estudos de cinema e literatura.
É formado em Artes Plásticas e Cinema. Realizou vários filmes premiados, como Os Milionários, O Rapaz e a Coruja ou Circus Movements, que foram selecionados para festivais internacionais como Ann Arbor, Melbourne MIFF, Vienna Shorts, Guadalajara, Indielisboa. Também produziu vários filmes, através da produtora Filmes do Gajo, que foram selecionados para festivais internacionais e receberam mais de 90 prémios. Tem trabalho como programador nos festivais de cinema NYCIndieFF e Slamdance nos EUA.
É investigador associado do Instituto de Filosofia da Nova (Ifilnova), onde coordenou entre 2019 e 2025 o grupo de investigação em Estética e Filosofia da Arte, e do Centro de Estudos em Música (CESEM). A sua investigação foca-se nos conceitos e valores estéticos, em particular, no contexto da experiência urbana e no das “artes sonoras” (que o cinema também é). Para além de outras publicações nacionais e internacionais, coeditou Planos de Pormenor (Húmus, 2023), A cidade nas práticas artísticas (IFILNOVA; 2023), Rethinking the City (Routledge, 2024) e foi o autor da primeira tradução integral de A Lógiva ou a Arte de Pensar (F. C. Gulbenkian, 2016).
É uma das vozes da Antena 1 desde 2022, assinando vários programas e podcasts como “De Olhos Bem Fechados”, “Pranchas e Balões”, “Mortinhos por Sair de Casa” e “A Hora da Pop”. Antes da rádio, trabalhou com livros, Universal Music Portugal, na produtora Jumpcut e em comunicação de saúde. Também assinou outros podcasts ao longo dos anos, como “À Beira do Abismo”, “Escolhe Tu!”, e mais recentemente mantém o projecto “Imperdoável”. Escreveu em vários sites e blogs, fez stand up comedy e tem peças de teatro em desenvolvimento.