Alda Rodrigues

Presente em Saint Omer

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com mestrado e doutoramento em Teoria da Literatura. Durante dez anos trabalhou em dicionários e lexicografia a tempo inteiro. Actualmente dedica-se à tradução literária. Traduziu autores como Marilynne Robinson, Stanley Cavell, Patrick Leigh Fermor, Henry David Thoreau, Katherine Mansfield, Patricia Highsmith e Ben Lerner. É autora do blogue Cinéfilo Preguiçoso, com Alexandre Andrade. Escreve as colunas Simpatia Inacabada (na revista Almanaque) e Faca de Papel (na revista Forma de Vida).

Alexandre Andrade

Presente em Saint Omer

É professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Publicou vários romances, dos quais destacamos o mais recente Democracia (2024). Publicou Descrição Guerreira e Amorosa da Cidade de Lisboa (2017), que obteve o Prémio PEN Clube de Narrativa. Colaborou nas revistas aguasfurtadas, Ficções, Granta e LER, entre outras. É autor do blogue umblogsobrekleist e co-autor, com Alda Rodrigues, do blogue Cinéfilo Preguiçoso.

Surma

Inspira-se no silêncio para criar o seu próprio universo de canções de jazz, electrónica, e uma multiplicidade de influências, explorando caminhos nem sempre óbvios, mas com uma forte identidade, a sua própria fonética, e criando momentos únicos que nos podem levar dos fiordes nórdicos a cidades cosmopolitas. “Antwerpen”, editado em 2017, fê-la percorrer o mundo, actuando mais de 250 vezes por uma quinzena de países, entre pequenos clubes a imponentes festivais ao ar livre. Ao longo deste extenso passeio que fez para mostrar o seu disco de estreia, Surma acumulou ainda inúmeros projetos paralelos - bandas sonoras, sonoplastia, música para teatro e dança, colaborações com outros músicos -, mostrando a sua energia, mas também a sua generosidade e vontade de ir além, fazendo mais e, sobretudo, diferente. Na edição 9 do CLOSE-UP apresentará o mais recente disco “alla”, juntamente com a cine-concerto O Cão Andaluz de Luis Buñuel, em estreia e em resposta a uma encomenda da Casa das Artes de Famalicão.

João Antunes

Trabalha na Cinemateca Portuguesa desde 1983. Foi Júri em vários festivais de vários continentes. Tendo sido professor de história do cinema na Universidade Moderna, foi programador e comissário de mostras do cinema português em acontecimentos internacionais, conferencista, dirigiu revistas de cinema, escreveu vários livros na área, colabora regularmente com publicações cinematográficas de todo o mundo e é colaborador da Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira de Cultura e de Filmlexicon degli Autori e degli Opere (Itália). Escreve regularmente sobre cinema para jornais diários nacionais e em revistas da especialidade. É membro da FIPRESCI, a federação internacional de críticos de cinema.

Edgar Medina

É Master in Arts in Filmmaking da London Film School como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É sócio-fundador da produtora de Macau Inner Harbour Films, tendo trabalhado em diversos documentários e filmes de ficção nacionais e internacionais enquanto argumentista, realizador e produtor. Leccionou, na qualidade de professor convidado, em algumas Universidades Portuguesas e no Instituto Politécnico de Macau. Em Abril de 2015 fundou a Arquipélago Filmes. Foi Co-Autor, argumentista e produtor das séries “Sul”, “Causa Própria” (co-autoria com Rui Cardoso Martins) e Matilha.

Licenciada em Estudos Teatrais pelo ESMAE, mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Tem nos últimos anos trabalhado a partir de imagens de arquivo de família – fotografias, filmes – pessoais ou anónimas, criando a partir delas novos objetos: filmes, instalações e performances, apresentadas em diversos festivais portugueses e internacionais. Apresentou no CLOSE-UP, em 2017, Armindo e a Câmara Escura, em resposta a uma encomenda. Dirigiu o espetáculo “Álbum de Família”, a partir do espólio de fotografias d’ A Muralha - Associação de Guimarães, uma produção do Teatro Oficina. Tem trabalhado como atriz, em cinema e teatro.

Mário Gajo de Carvalho

É formado em Artes Plásticas e Cinema. Realizou vários filmes premiados, como Os Milionários, O Rapaz e a Coruja ou Circus Movements, que foram selecionados para festivais internacionais como Ann Arbor, Melbourne MIFF, Vienna Shorts, Guadalajara, Indielisboa. Também produziu vários filmes, através da produtora Filmes do Gajo, que foram selecionados para festivais internacionais e receberam mais de 90 prémios. Tem trabalho como programador nos festivais de cinema NYCIndieFF e Slamdance nos EUA.

João Palhares

Presente em O Comboio do Medo

É argumentista, programador de cinema e tradutor. Editou os dois únicos números da revista de cinema “CINERGIA” (2012), colaborando ainda com revistas estrangeiras como a italiana “La Furia Umana” ou a “FOCO – Revista de Cinema”, do Brasil. Em 2015, foi co-fundador do Lucky Star – Cineclube de Braga e da ACINAC – Associação Cinema em Acção. Tem textos publicados nas colectâneas editadas em livro da revista “FOCO” (“FOCO – Revista de Cinema”, 2017) e das folhas de sala escritas para o Lucky Star entre 2016 e 2017 (“Uma Viagem pelo Cinema Americano”, 2018). Co-escreveu o argumento da longa-metragem “Os Conselhos da Noite”.

Luís Mestre

É dramaturgo, encenador, actor, professor de teatro e coach de dança contemporânea. Mestre em Estudos de Teatro pela FLUP e pós-graduado em Dança Contemporânea pela ESMAE – IPP / Teatro Municipal do Porto. Tem diversas publicações dos seus textos dramáticos em português, inglês e castelhano. Completou os cursos Cinema e Televisão Escandinavos da Universidade de Copenhaga e Introdução à Música Clássica da Universidade de Yale. É director artístico do Teatro Nova Europa desde 2004.

Rosa Dias Costa

Licenciou-se em Ensino de Português e Inglês na Universidade do Minho. É professora de Português há 35 anos e nos últimos 24 anos tem desempenhado o cargo de coordenadora das Bibliotecas Escolares. Atualmente leciona na Escola Secundária D. Sancho I.

Carlos Natálio

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É autor de diversos materiais pedagógicos no âmbito da Educação para o Cinema. É membro fundador e editor do site cinéfilo À pala de Walsh onde escreve regularmente na área da crítica de cinema e cultura contemporânea. Tem escrito diversos artigos, em áreas como o cinema contemporâneo, educação para o cinema, filosofia do cinema e cinema português. Licenciou-se em Cinema, pela Escola Superior de Teatro e Cinema e em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Em 2017 coeditou o livro O Cinema Não Morreu: Crítica e Cinefilia À pala de Walsh.

Joana Gama e Luís Fernandes

Presente em Strata

Desde o concerto de estreia, em 2014, o duo de piano e eletrónica composto por Joana Gama e Luís Fernandes tem-se apresentado regularmente em Portugal e no estrangeiro, destacando-se a apresentação de at the still point of the turning world, com a Orquestra Metropolitana, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2019. Em 2022 assinalou-se o lançamento do quinto álbum do duo: There’s no knowing veio no seguimento do convite lançado por Nuno M. Cardoso para a criação da banda sonora para a série televisiva Cassandra, que passou na RTP2 em 2023.

Eduardo Brito

Presente em Strata

Mestre em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Entre a escrita, a fotografia e o cinema, os seus trabalhos têm explorado os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem. Escreveu o argumento dos filmes O Facínora (Paulo Abreu, 2012), A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015), O Homem Eterno (Luis Costa, 2017) e Hálito Azul (Rodrigo Areias, 2018). Realizou as curtas-metragens Penúmbria (2016) e Declive (2018). O Close-up, no 4.º episódio, apresentou um panorama do seu trabalho, incluído duas curtas-metragens em estreia. Sibila é a sua primeira longa-metragem.

Formado na Escola Superior de Teatro e Cinema. A sua primeira longa, O Fantasma, percorreu vários festivais, assim como os seguintes Odete e Morrer Como Um Homem. Venceu o prémio de Realização em Locarno com O Ornitólogo. Em 2016, o Centro Pompidou de Paris dedicou-lhe uma Retrospetiva Completa e Instalação, em conjunto com João Rui Guerra da Mata, com quem co-realizou Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois, que está no centro deste programa.

Passou os seus anos formativos em Macau, na China. Estudou e trabalhou em Design Gráfico e Tipografia em Lisboa. Trabalha em cinema desde 1995 em direcção artística, como actor, assistente de realização, argumentista e realizador. Em 2012 realizou a sua primeira curta-metragem a solo, O Que Arde Cura, premiada na competição do Festival Internacional de Cinema de Locarno. Co-realizou várias curtas e a longa A Última Vez Que Vi Macau (2012) com o seu companheiro e colaborador artístico habitual, João Pedro Rodrigues. Também trabalhou como argumentista em várias longas e curtas, que exemplificamos com O Ornitólogo (2016), realizada por Rodrigues.

Miguel Patrício

Presente em Bom Dia

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), onde também terminou o mestrado em Cinema e Televisão com uma dissertação sobre cineastas japoneses dos anos 60 e 70 intitulada “Sístoles e Diástoles: Uma Perspectiva sobre a Art Theatre Guild”. Desde 2007, escreve e dirige palestras sobre cinema japonês. As suas críticas podem ser lidas online, especialmente no site À pala de Walsh e no blogue Último Filme no Universo. Desde 2018, tem participado como professor em cursos livres, leccionando matérias relacionadas com cinema e fotografia do Japão. Fez a curadoria dos ciclos de cinema “Mestres Japoneses Desconhecidos” e do “Integral Kinuyo Tanaka” que mostrou a obra ainda por conhecer da primeira cineasta mulher japonesa do pós-guerra.

Susana Bessa

Presente em Vidas Passadas e A Caça

Licenciada em cinema e audiovisual e mestre em estudos fílmicos e filosofia, resultado de um adorável acordo inter-universidades pré-Brexit onde partiu o seu tempo entre as aulas sobre Leibniz e sentimento na King’s College ao lado do Thames e o submundo avant-garde interdisciplinar da Goldsmiths College em New Cross, é uma crítica de cinema e jornalista. Aluna dos Berlinale Talents, já escreveu para o Público, Novo, European Film Academy, Mubi Notebook, Senses of Cinema, Film International, Cinea, The Rumpus, entre outros. Escreve sobre tudo um pouco no À pala de Walsh - de Helke Sander a Herbert Ross. Descobriu-se verdadeiramente no cinema quando viu News from Home de Chantal Akerman, tem uma paixão particular pelo cinema norte-americano feito nos anos 70 e estuda o aborrecimento enquanto instrumento e arma estética.

Luís Mendonça

Presente em A Caça

Doutorou-se em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) com uma tese publicada em 2017 pelas Edições Colibri, Fotografia e Cinema Moderno: Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra. Publicou recentemente Majestosa Imobilidade: Contributo para uma Teoria do Fotograma pelas Edições 70. É co-editor do site À Pala de Walsh, programador na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Professor Auxiliar Convidado na NOVA FCSH e foi Assistente Convidado na ESTC. Deu aulas no Instituto Português de Fotografia e no Atelier de Lisboa.

Rui Horta e Micro Audio Waves

Presente em Glimmer

Em 2010 juntaram-se para criar Zoetrope, uma obra multidisciplinar sobre a forma de concerto encenado e muita tecnologia, que falava do vertiginoso percurso da imagem, deste as primeiras imagens em movimento, um Zoetrope, até à omnipotência da representação digital que permeia o nosso tempo. Em palco, uma animação do cavalo de Muybridge acelerando até aos 24 frames por segundo, levava-nos ao nascimento do cinema. Em 2024, voltaram a juntar-se para o espectáculo Glimmer, que encerrará esta edição do Close-up.