Sobre

o observatório

Close-up é um tipo de plano cinematográfico que aproxima a observação, mas é também um filme incontornável na história do Cinema (de Abbas Kiarostami, 1990), que servirá de epígrafe deste Observatório, na colisão entre o documentário e a ficção, entre o real e o simulacro, emergem as potencialidades humanistas do Cinema: um homem envolve-se com uma família passando-se por um realizador, é julgado por esse delito, mas é perdoado, redimido pelo cinema de Kiarostami. Edifica-se, então, um Observatório de Cinema, com vigência estendida ao longo de todo o ano e com uma Mostra, ponto alto e intenso da programação, que na 4.ª edição decorrerá entre os dias 12 e 19 de Outubro. Procurando inovar no formato, para lá da ideia conceptual de Festival, pretende-se, tal como a designação Observatório deseja evocar, um contínuo e detalhado olhar sobre a produção do Cinema do presente, antecipando as mutações que o futuro trará, nas suas relações com as outras artes, o mundo académico e a comunidade, atribuindo protagonismo a sessões comentadas que se estendem por todo o programa. A história do Cinema estará no cerne da programação do Observatório, sustentada no legado da linguagem das imagens em movimento: da arqueologia das imagens fantasmáticas do virar do séc. XX, até ao universo digital e da multiplicação de ecrãs do séc. XXI.

Bilheteira

Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

BILHETEIRA FILMES-CONCERTO

(Orquestra Jazz de Matosinhos / Mão Morta)
Geral: 6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros

BILHETEIRA FAMÍLIA

Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro
Workshops: (Adulto + Criança): 5 euros

CAFÉ KIAROSTAMI

Foyer e Café-concerto: entrada livre

Ficha técnica

Organização: Município de Vila Nova de Famalicão / Casa das Artes Programação: Vítor Ribeiro
Concepção: Vítor Ribeiro, com Álvaro Santos e João Catalão
Textos, Apresentações e Debates: Carlos Natálio (CN), Constança Araújo Amador (CAA), Cristina Coelho (CC), Hugo Romão Pacheco (HRP), João Catalão (JC) e Vítor Ribeiro (VR)
Produção: Casa das Artes de Famalicão
Comunicação: Álvaro Magalhães
Grafismo: Galeria Gabinete
Entidades Parceiras: ACE - Escola de Artes de Famalicão, Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas D. Maria II, Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Agrupamento de Escolas de Pedome, Cineclube de Joane, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Instituto do Cinema e do Audiovisual, OFICINA - Escola Profissional do Instituto Nun'Alvares, Os Filhos de Lumière / CinEd, Maumaus, DGArtes, Plano Nacional de Cinema, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho – Instituto das Letras e Ciências Humanas, Agência - Portuguese Short Film Agency.