Paisagens Temáticas

Memórias do Futuro

O Episódio 9 desafia-nos a observar e a reflectir sobre a continuidade e a persistência em torno das memórias e fabulações por um futuro que nunca foi ou já terá sido, através do cinema. Diferentes obras de diferentes tempos, releituras e revisitações, novas continuidades, como num movimento de paralaxe: altera-se o fundo, reconfigura-se o que vemos. Filmes sobre as vidas que escolhemos e aquelas que nos escaparam, o que há de estranho e mágico quando passado e presente misteriosamente se entrelaçam, ou quando viajamos às origens de outros anteriores a nós, carregados apenas de memórias que fazemos nossas, travessias que nos entrelaçam no tempo. Como um regresso à escola, microcosmos do mundo, campo de batalha iniciático onde cada um tenta inventar a sua própria verdade e provar que está certa. O que poderá estar por vir? Gente nova fala sobre o que quer ser e do medo de não vir a sê-lo. E se a memória do futuro também se constitui como conexão de testemunhos e vestígios, exploremos a atracção irresistível do humano pela violência e pelas formas mais invasivas da tecnologia, dos dispositivos que se tornaram extensões de nós mesmos numa existência virtual mais vivida do que a vida real. Tudo isto foi, “cela s’est passé”, dizia Rimbaud. Olhares excepcionais, de porosidade entre o real e a ficção, sem as restrições impostas pela literalidade, que não se interessa pelo choque da notícia de uma mulher que mata o filho, mas pela sua condição, sobre o que é ser hoje essa mulher. Os desafios das relações intergeracionais e os pequenos atritos entre familiares e vizinhos, através de um retrato tão rico quanto deliciosamente cómico do mundo adulto visto pelo olhar das crianças.
Hugo Romão Pacheco

Saint Omer

de Alice Diop

Dia 12-10 16h00 (PA)
Presença de Alda Rodrigues e Alexandre Andrade
Saint Omer (França, ficção, 2022, 120 min) M/12

Rama, uma escritora em busca de inspiração para um romance que tenciona escrever sobre o mito de Medeia, assiste ao julgamento de Laurence Coly no Tribunal de Saint Omer (França). Coly, estudante senegalesa, é acusada da morte da filha de 15 meses, que abandonou numa praia para ser levada pelas ondas. Rama, que se encontra grávida e que também tem ascendência senegalesa, sente uma estranha conexão com aquela mulher. E isso vai fazê-la questionar as próprias escolhas e as enormes mudanças que estão prestes a acontecer na sua vida. Estreado na 79.ª edição do Festival de Cinema de Veneza – onde ganhou o Leão de Prata e o prémio Luigi de Laurentiis, conhecido como o "Leão do Futuro" –, este drama parte de um evento verídico ocorrido em França em 2013, que envolveu Fabienne Kabou, sentenciada a 20 anos de prisão em 2016 pela morte da sua filha bebé. A realização é da responsabilidade de Alice Diop (que esteve presente no julgamento de Kabou e que, na altura, também se encontrava grávida do seu primeiro filho).

Marinheiro das Montanhas

de Karim Aïnouz

Dia 13-10 15h00 (PA)
Presença de João Antunes
(Brasil/Alemanha/Argélia/França, documentário, 2021, 95 min) M/12

Um documentário que é uma espécie de diário da primeira viagem do realizador Karim Aïnouz “Praia do Futuro” e “A Vida Invisível”) à Argélia, o país de origem do pai. As filmagens que vai fazendo no percurso são complementadas com vídeos caseiros antigos, fotografias e algumas imagens de arquivo. Com este filme, que oscila entre o passado, o presente e o futuro, Karim navega entre a história de amor dos pais, recordações da própria infância e a Guerra da Independência Argelina (1954-1962), analisando os contrastes entre Cabília, região montanhosa no norte da Argélia, e o município brasileiro de Fortaleza, cidade natal de Iracema, a sua mãe.

A Sala dos Professores

de Ilker Çatak

Dia 15-10 21h30 (PA)
Presença de Rosa Dias Costa
Das Lehrerzimmer (Alemanha, ficção, 2023, 95 min) M/12

Idealista e com um apurado sentido de justiça, Carla Nowak começa o ano como professora de Educação Física e Matemática numa nova escola secundária. Tudo parece correr bem, até se deparar com uma onda de furtos na sala dos professores. Quando um estudante turco é acusado do roubo pelo simples facto de ter sido encontrado dinheiro na sua mochila, a professora Carla resolve não se deixar influenciar pelo preconceito e encontrar provas concretas. Mas à medida que se depara com algumas pistas, é confrontada com uma série de situações que trarão consequências terríveis para si e para toda a comunidade escolar. Estreado no Festival de Cinema de Berlim, o filme foi nomeado para o Óscar de melhor filme internacional.

Futura, ou o que está por vir

de Alice Rohrwacher , Francesco Munzi e Pietro Marcello

Dia 16-10 10h00 (AE D. Sancho I)
Presença de Carlos Natálio
Futura (Itália, documentário, 2021, 100 min) M/12

Seguindo os passos de uma longa linhagem de documentaristas, um coletivo de três cineastas italianos conhecidos pelo seu cinema politicamente perspicaz – Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher – partiu para entrevistar os jovens italianos sobre as suas esperanças, sonhos e medos para o futuro. Com as divisões políticas de hoje, o desconforto socioeconómico, a dependência excessiva da tecnologia e a crise climática global, as conversas que eles promovem parecem particularmente urgentes. Concentrando-se nas esperanças e medos da próxima geração, Futura captura um instantâneo do que pode estar por vir.

Videodrome

de David Cronenberg

Dia 16-10 22h30 (Teatro Narciso Ferreira)
Videodrome (EUA/Canadá, ficção, 1983, 85 min) M/18

O diretor de um canal de televisão procura um novo programa que cative mais audiências e descobre uma transmissão clandestina chamada Videodrome, com cenas que misturam o crime, a tortura e o erotismo. Vai então em busca dos seus criadores e vê-se envolvido numa viagem alucinogénia e numa conspiração que implica o uso da televisão como um dispositivo controlador da mente. É um dos filmes de culto do realizador, e Andy Warhol chamava-lhe o Laranja Mecânica dos anos 1980. Protagonizado por James Woods e pela cantora Deborah Harry.

Bom Dia

de Yasujirô Ozu

Dia 18-10 10h00 (AE Ribeirão)
Presença de Miguel Patrício
Ohayô (Japão, ficção, 1959, 90 min) M/12

Descontentes com a decisão dos pais, que recusam comprar uma televisão, dois irmãos resolvem fazer, como forma de protesto, uma greve de silêncio. É o início de um momento de crise, mas também de mudança no seio da família Hayashi. Da autoria do lendário realizador japonês Yasujirô Ozu, "Bom Dia" retoma um dos seus filmes anteriores, "Nasci, Mas..." (1932), mas trabalhando a cor e situando a trama no Japão do pós-guerra. O filme é considerado uma obra-prima da fase final da carreira do cineasta.

Vidas Passadas

de Celine Song

Dia 18-10 21h30 (PA)
Presença de Susana Bessa
Past Lives (EUA/Coreia do Sul, ficção, 2023, 105 min) M/12

Nora nasceu na Coreia do Sul, onde viveu até aos 12 anos, quando os pais resolveram emigrar para o Canadá. Nessa altura, o que mais lhe custou foi deixar Hae Sung, o seu amigo mais próximo. Os anos passaram e ela mudou-se para Nova Iorque, onde é agora uma dramaturga de sucesso e vive feliz com Arthur, o seu marido americano. O amigo, por seu lado, manteve-se na Coreia, formou-se em engenharia mecânica e serviu algum tempo como militar. Um dia, através da internet, Nora e Hae Sung retomam o contacto. E quando, alguns anos depois, ele decide visitar Nova Iorque, os dois marcam um encontro. A resolução de estarem juntos novamente será uma viagem ao passado que se vai revelar bastante dolorosa. Estreado no Festival de Cinema de Sundance e nomeado para os Óscares de melhor filme e argumento original, esta reflexão semiautobiográfica sobre o amor e o destino é escrita e realizada pela canadiana de origem sul-coreana Celine Song.