Duas curtas-metragens de Charlie Chaplin musicadas pela Orquestra Costa Atlântica em modo Concertos Promenade, o regresso à mente de Riley pela Pixar em Divertida-mente 2 e uma oficina de Tânia Dinis, são propostas do Close-up para famílias.
A Orquestra da Costa Atlântica, fundada em 2015 por Ana Carolina Capitão e Luis Miguel Clemente, reúne instrumentistas de reconhecido nível técnico e artístico numa formação singular no panorama musical português. Constituída por um efetivo de sessenta instrumentistas profissionais, a Orquestra pode ser reduzida ou expandida de acordo com as especificidades de cada programa de concerto. Desta forma, pode interpretar um amplo repertório, que se estende do barroco até à música contemporânea, bailados, óperas ou bandas sonoras de filmes, assegurando uma versátil atividade artística. A Orquestra da Costa Atlântica tem como Maestro Titular Luis Miguel Clemente.
Serão musicadas duas das curtas-metragens mais importantes de Charlie Chaplin, que as realizou e interpretou, protagonizadas por Charlot, o seu personagem de eleição: A Loja de Penhores (1916, 30 min) e O Imigrante (1917, 30 min).
Nesta oficina de exploração e de descoberta, iremos articular várias artes, como a fotografia, media arts e cinema, a partir de imagens de arquivo amadores e de família, em super 8 mm. Um trabalho sobre a intimidade, a memória e a liberdade, utilizando os suportes visuais em variantes artísticas, reorganizados, revisitados e manipulados pela montagem, implementando colagens e fragmentos sonoros, construindo pequenas narrativas, num exercício de confrontação da imagem e do som, da exploração da ideia de imagem como uma experiência da efemeridade do tempo e da memória. No fim da oficina projetaremos o resultado.
Máximo: 15 participantes
Público-alvo: famílias (crianças e adolescentes acompanhados por familiares)
Duração: 3h
Inscrições: bilheteira.casadasartes@famalicao.pt
"Divertida-mente 2", da Disney e da Pixar, regressa à mente de Riley, recém-chegada à adolescência, enquanto o Quartel General é alvo de uma demolição súbita para dar espaço a algo totalmente inesperado: novas Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que têm feito, sem dúvida, uma boa gestão, não sabem como reagir à chegada da Ansiedade. E parece que ela não veio sozinha.