Foram cerca de 3 mil os espectadores que passaram pela Casa das Artes de Famalicão e pelo Teatro Narciso Ferreira ao longo dos últimos 8 dias, durante o 9.º episódio de CLOSE-UP, o Observatório de Cinema de Famalicão, em que foram apresentadas mais de 30 sessões.
O público demonstrou grande adesão aos cine-concertos, que este ano contaram com Surma, Joana Gama & Luís Fernandes, Rui Horta & Micro Audio Waves e a Orquestra Costa Atlântico. Essa notória participação estendeu-se às outras secções do CLOSE-UP, nomeadamente com públicos muito diversificados, incluindo as escolas e as famílias. De referir também a crescente afluência às sessões comentadas por jornalistas, críticos e realizadores, que permitem uma leitura mais aprofundada dos filmes exibidos.
Destacou-se no programa do 9.º episódio de CLOSE-UP a presença dos realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que participaram na secção Fantasia Lusitana ao longo de 3 dias. Além da exibição do filme da dupla, Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois, emparelhada com Os Verdes Anos de Paulo Rocha, decorreu uma masterclasse na Escola Superior Artística do Porto, que aclarou o mapa de relações da proposta de programação do CLOSE-UP. João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata apresentaram também os dois filmes da carta branca concedida pelo CLOSE-UP: Dina e Django de Solveig Nordlund e As Ruinas no Interior de José Sá Caetano, tendo esta última sessão contado também com a presença de Paulo Caetano, filho de José Sá Caetano, que nos trouxe memórias da rodagem do filme e da obra de um cineasta ainda por revelar ao público na íntegra.
Destaca-se ainda a forte adesão do público nas sessões que exibiram quatro filmes de William Friedkin, da secção Histórias do Cinema do CLOSE-UP, sendo que a exposição “Imagens da Nova Hollywood” permanecerá patente na Casa das Artes de Famalicão até ao final de dezembro.
O CLOSE-UP voltará à Casa das Artes de Famalicão em janeiro, para a primeira réplica do episódio 9, com novas propostas de programação para o público geral e para escolas, ainda sob o mote das Memórias do Futuro.