Surma, Joana Gama & Luís Fernandes, Rui Horta & Micro Audio Waves e a Orquestra Costa Atlântico são os artistas que marcam presença na 9.ª edição do CLOSE-UP, o Observatório de Cinema da Casa das Artes de Famalicão, que decorre de 12 a 19 de Outubro, com passagens também pelo Teatro Narciso Ferreira.
A linha de programação de cine-concertos, já familiar ao público de CLOSE-UP, proporciona a experiência de transformar as sessões de cinema em momentos singulares, cruzando várias disciplinas artísticas. A sessão de abertura do Observatório de Cinema, marcada para sábado 12 de outubro às 21h45, no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão, está reservada para a estreia do Cine-concerto de Surma para a mítica curta metragem Cão Andaluz, de Luis Buñuel (1929, 18 mn), co-escrita por Salvador Dalí, seguida da apresentação do novo disco da cantautora, “alla”, composto em trio com João Hasselberg e Pedro Melo Alves.
A programação de Cine-Concertos prossegue com STRATA de Joana Gama & Luís Fernandes, na quarta-feira, 16 de Outubro, às 21h15, no Teatro Narciso Ferreira. Esta será a 2ª apresentação de STRATA, depois da estreia mundial marcada para o Teatro Municipal Rivoli três semanas antes, um projeto que marca os 10 anos de colaboração entre Joana Gama ao piano e Luís Fernandes na eletrónica. Os músicos convidaram o realizador Eduardo Brito para a criação do imaginário visual deste espectáculo, em colaboração com Frederico Rompante que, desde o início, tem assinado o desenho de luz dos concertos do duo.
GLIMMER de Rui Horta e Micro Audio Waves encerra o 9.º episódio de CLOSE-UP no sábado, 19 de outubro às 21h45 no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão. Estreado este ano no Teatro Aveirense, 15 anos depois da primeira colaboração entre o coreógrafo e a banda, GLIMMER propõe o encontro entre ideias, emoções e a construção de futuro, atravessando questões que vão desde a ecologia à inclusão, ao amor, à tecnologia e à poesia, indo de encontro ao tema a que CLOSE-UP se dedica a explorar este ano, as Memórias do Futuro. O espectáculo conta com interpretação de Claudia Efe, Gaya de Medeiros, Carlos Morgado, Flak e Francisco Rebelo, encenação e coreografia de Rui Horta em colaboração com os intérpretes, conteúdos digitais e realização vídeo de Stella Horta.
Há também uma manhã musical dedicada às famílias. No domingo, 13 de outubro às 11h30, no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão, tem lugar o Cine-concerto de duas curtas de Charlie Chaplin, pela Orquestra da Costa Atlântica, fundada há quase 10 anos por Ana Carolina Capitão e Luis Miguel Clemente, o seu Maestro Principal, que vai acompanhar as delirantes deambulações de Charlot, o personagem de eleição de Charlie Chaplin, em A Loja de Penhores (1916, 30 min) e O Imigrante (1917, 30 min).
Para além deste cine-concerto, o programa para Famílias inclui a oficina Imagens Lá de Casa de Tânia Dinis (13 de Outubro, às 15h30, na Sala de Ensaios) e o regresso à mente de Riley pela Pixar em Divertida-mente 2 (19 de outubro, às 11h).
A programação completa de CLOSE-UP, que inclui este ano ciclos temáticos, sessões comentadas, masterclasses, uma exposição em parceria com o Museu de Cinema – Jean Loup Passek e um vasto programa para escolas, será anunciada no decorrer da próxima semana.