Cine-Concertos

Nas sessões de abertura e fecho e na passagem pelo Teatro Narciso Ferreira, o Close-up mostra propostas de cruzamento entre as imagens em movimento e a música: a estreia em Portugal de Dean Hurley, colaborador de David Lynch, Bruno Pernadas a reencontrar Orson Welles e a herança das melodias e das canções de James Bond, em Licence to Sing, The Songs From 007.

Noite de Abertura Cine-Concerto por Dean Hurley

Through This World

Dia 11-10 21h45 (GA)
(80 min) M/6

Designer de som e compositor norte-americano, Dean Hurley adquiriu notoriedade através da parceria com o realizador David Lynch. Hurley geriu o Asymmetrical Studio de Lynch durante uma década e meia, onde colaborou intensamente com o som e a música de vários projetos cinematográficos, comerciais e álbuns musicais do cineasta. Hurley desempenhou as funções de supervisor de som e música na terceira temporada da aclamada série televisiva Twin Peaks, que Lynch realizou, contribuindo também com música original para a série.

O trabalho de Hurley deambula entre a composição musical e o som atmosférico para filmes. A sua abordagem sonora singularmente experimental estabelece uma tapeçaria em paisagens que combinam loops, samples e registos em ambientes naturais e urbanos. Em Through This World, Dean Hurley apresenta-se num espetáculo ao vivo, em estreia em Portugal, para revelar a assinatura do seu som e as metodologias que usa em estúdio, envolvido num cuidado espaço cénico.

Cine-Concerto por Bruno Pernadas

It's All True

de Orson Welles

Dia 15-10 21h00 (Teatro Narciso Ferreira)
It's All True (EUA/Brasil, 1942, 50 min) M/6

"It´s All True" é um filme inacabado de Orson Welles que apresenta três narrativas distintas, filmadas na América do Sul. O cine-concerto centrar-se-á sobre uma delas – “Quatro Homens Numa Jangada” – que retrata a história verídica de quatro pescadores que, numa jangada, viajaram ao longo de 1600 milhas da costa brasileira, do Ceará até ao Rio de Janeiro, para pedir ajuda para a sua gente. Para o filme, Orson Welles chamou os quatro homens, entretanto transformados em heróis, para representarem os respectivos papéis no contar da história em que foram protagonistas. Um acidente durante as filmagens levou à morte do líder desta acção, o que, associado a problemas financeiros dos estúdios, fez com que o projecto fosse cancelado e se tornasse para sempre um filme-fantasma que assombrou Orson Welles.

Bruno Pernadas - guitarra eléctrica
Margarida Campelo - teclados e voz
Luís Candeias - bateria
Pedro Pinto - contrabaixo

Noite de Encerramento Cine-Concerto com Orquestra Sinfónica da ARTAVE

Licence To Sing, The Songs From 007

Dia 18-10 21h45 (GA)
(75 min) M/6

“Licence to Sing – The Songs from 007” promete uma viagem musical pelos grandes temas dos filmes de James Bond. Com mais de 60 anos de história, as músicas de 007 foram interpretadas por ícones como Shirley Bassey, Paul McCartney, Tina Turner, Madonna, Duran Duran, Garbage, entre outros. Goldfinger, Tomorrow Never Dies, Live and let die, Licence to kill, Goldeneye, Skyfall, No Time to die, Diamonds are forever são bons exemplos de algumas das canções inesquecíveis de 007. Esta produção inédita, crida por Renato Júnior, conta com seis grandes vozes portuguesas —Rita Redshoes, Mimicat, Diana Silveira, Rita Rice, Tó Cruz e David Pessoa - acompanhadas nesta ocasião única pela Orquestra Sinfónica da ARTAVE. A produção multimédia imersiva levará o público a mergulhar no universo e no glamour de James Bond.