Animação e oficinas são as propostas do Close-up para as famílias: a celebrar os trinta anos de produção de Toy Story, a Pixar transporta-nos na imaginação interplanetária de Elio; da era de ouro da animação americana, com um património quase centenário, chegam os renovados Looney Tunes: Daffy e Porky salvam o mundo; e uma oficina de Teatro de Sombras, uma imagética que predestinou o cinema.
A Pixar está de volta com uma aventura passada no espaço. Elio é um miúdo de 11 anos com uma imaginação muito activa e que é um grande fã do espaço. Um dia, é confundido com o líder da terra e transportado para uma organização interplanetária onde terá de comunicar com todo o tipo de alienígenas. A realização está a cargo Adrian Molina, co-realizador de “Coco”, Domee Shi, responsável pela curta “Bao” e “Turning Red: Estranhamente Vermelho”, bem como a estreante Madeline Sharafian, que trabalhou com os dois colegas antes: em “Coco” fazia parte do departamento de arte e em “Turning Red” esteve envolvida na animação.
Porky e Daffy Duck são heróis improváveis e a única esperança da Terra perante a ameaça de uma invasão alienígena. A dupla Daffy Duck e Porky Pig regressam ao cinema numa comédia animada e alucinante. Combinando piadas e desastres que só os Lonney Toons são capazes de fazer, Daffy, Porky e Petúnia, uma nova amiga, tentam salvar o mundo de uma terrível ameaça.
Baseado num conto Japonês, iremos imaginar o mundo através de personagens oriundas de culturas e tradições diferentes. Vamos criar os seus corpos em silhueta e contar a história através da manipulação de marionetas que reflectem sombras. No fim desta oficina faremos um mini teatro!
SOL´TA / Beniko Tanaka - Os projetos da SOL´TA são trabalhos interculturais de teatro de sombras ou de outra forma artística visual, com o objetivo de criar um ponto de conhecimento/encontro que conecte as diferentes histórias e hábitos culturais. O nome “SOL´TA” vem da ideia de um projeto que anda lenta mas firmemente, como uma TArtaruga caminhando devagar na praia em direção ao SOL. Uma imagem que quer representar a junção espiritual e idílica da mistura de Portugal e Japão.
Máximo: 20 participantes
Público-alvo: famílias (crianças e adolescentes acompanhados por familiares)
Duração: 2h30
Inscrições: bilheteira.casadasartes@famalicao.pt