O fecho do episódio 9 do Close-up participa da celebração dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco. Serão duas sessões, uma para o público geral, outra para o público escolar (3.º ciclo e secundário), estabelecendo um circuito de ligações entre Camilo, Agustina Bessa-Luís, Manoel de Oliveira e Mário Barroso, que para além de diretor de fotografia dos filmes de Oliveira foi o seu Camilo, interpretando-o, por exemplo, em Francisca, incluído neste programa. Esta triangulação cumpre-se com a outra proposta, Um Amor de Perdição, em que Mário Barroso assumiu a realização, numa adaptação livre do romance de Camilo.
Esta terceira réplica do episódio 9 também inclui Da Vinci: O Grande Inventor, uma proposta para os alunos mais jovens, do 1.º e 2.º ciclo, com uma animação que elogia Leonardo da Vinci e o seu património de invenções, estudos e produções artísticas.
Escolas
5 de maio (10h00, GA) + 6 de maio (10h00, Teatro Narciso Ferreira) - DA VINCI: O GRANDE INVENTOR de Pierre-Luc Granjon e Jim Capobianco
(para escolas, 1.º e 2.º ciclo)
5 de maio (14h30, GA) – UM AMOR DE PERDIÇÃO de Mário Barroso
(para escolas, 3.º ciclo e secundário, com introdução de Sérgio Guimarães Sousa, coordenador científico do Centro de Estudos Camilianos e da Casa-Museu Camilo Castelo Branco)
Público Geral
17 de maio (15h00, PA) - FRANCISCA de Manoel de Oliveira
(com introdução de Sérgio Guimarães Sousa, coordenador científico do Centro de Estudos Camilianos e da Casa-Museu Camilo Castelo Branco)
Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes